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amanda   |

   janeiro 27, 2022

Quais cuidados devem ser tomados na migração de plataformas?

Quando falamos em e-commerce a migração de plataforma, geralmente, é um assunto que aparece mais cedo ou mais tarde, principalmente para aqueles que estão crescendo.

Uma parte grande dessas organizações começa em plataformas relativamente pequenas, pois naquele primeiro momento são mais acessíveis e atendem as primeiras necessidades do negócio.

No entanto, quando começam a impactar mais pessoas e manterem uma maior quantidade de acessos e compras a cada dia, é comum que essas plataformas que até faziam sentido no início, comecem a ficar inviáveis.

Elas podem ser consideradas frágeis, instáveis e ficam sobrecarregadas rapidamente, dificultando o fluxo de informação e as ações no site, como desde saber mais sobre um produto até finalizar a compra.

Nesses casos, fazer a mudança de plataforma de e-commerce é a solução ideal para que a empresa continue a crescer sem impedimentos.

Por isso, como se trata de um processo repleto de fases, o empreendimento precisa tomar cuidado sobre como fazer isso da melhor forma. Confira, neste post, algumas dicas e pontos de atenção para fazer uma migração sem problemas.

Por que migrar de plataforma?

A migração de plataforma pode ser necessária devido a um leque de necessidades, como, por exemplo, melhorar a experiência do usuário e assim conseguir um maior tempo de permanência no site e, consequentemente, compras.

Há também motivações técnicas, de segurança e até mesmo gerenciamento do negócio, pois, assim como dissemos no começo do artigo, muitas empresas podem começar em plataformas mais básicas, que com o tempo não atendem mais todas as necessidades.

Dessa forma, é muito importante que os responsáveis comecem a ponderar sobre essa alteração, que deve ser feita com muito planejamento, já que pode ser perigosa por ter um excesso de dados e configurações atrelados.

Além disso, a migração não se trata apenas do e-commerce, mas pode impactar diretamente os usuários e seus dados, que mais do que nunca precisam estar em prioridade, seja pela ética ou pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Por isso, nessa fase de escolha entre migrar ou não, é importante também pensar nos impactos da mudança e em qual plataforma passar todo esse volume de dados.

Como funciona a migração de plataformas?

Como muitos devem imaginar, esse é um processo repleto de etapas, para que toda essa mudança ocorra de maneira segura e completa, onde nenhum detalhe pode ficar para trás. Confira alguns deles:

Atente-se a tecnologia: para escolher a plataforma ideal, preste atenção em todos seus recursos tecnológicos e de inovação, para suprir as necessidades da empresa.

Backup: ele é essencial para manter dados de clientes e sobre eles também, para que todas essas informações não sejam perdidas nunca.

Layout: é muito importante observar a parte estética dessa transição também, mantendo a nova plataforma com a cara da sua empresa.

Redirecionamento 301: é um código de status que indica ao Google que agora sua organização está em outro URL, para manter dados e o ranqueamento, assim como melhorar estratégias de Google Ads, por ter agora uma melhor página de destino.

Segurança: ela deve fazer parte de todo processo e também garantir que a nova plataforma mantenha seus clientes seguros. Ter um certificado SSL é uma boa forma de começar.

Como evitar riscos no processo?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que deve ser feito durante uma migração de plataforma, é importante saber alguns cuidados a serem tomados para que esse longo processo não tenha riscos. Confira algumas dicas:

Escolha a plataforma adequada com cautela: uma das partes mais importantes de todo esse processo é escolher a plataforma em que seu e-commerce ficará. Atente-se a funcionalidades, segurança e, claro, reputação.

Sincronização e atualizações: uma plataforma que permita uma sincronização perfeita de dados com a plataforma antiga é importante, assim como uma que se atualize sempre, mantendo sua loja online inovando frequentemente.

Não esqueça de custos com testes e melhorias: durante a mudança é normal que o faturamento da loja diminua e as despesas aumentem, então tome cuidado e observe a verba disponibilizada para isso.

Por falar em migração de plataforma, que tal continuar em nosso blog para saber mais sobre esse universo? Continue a leitura com o artigo sobre e-commerce como estratégia de marketing digital.

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