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amanda   |

   janeiro 27, 2022

3 erros comuns sobre automação de marketing

Com o marketing digital em alta, não é raro ouvir falar sobre a automação, prática que envolve um conjunto de estratégias usadas como uma forma de otimização de atividades.

Assim como outros setores do mercado, a área em questão vem passando constantemente por atualizações que permitem a tomada de decisões mais assertiva e com mais dados para embasar, evitando desperdício de verba e a insatisfação dos clientes.

No entanto, muitas pessoas ainda não sabem o que significa a automação de marketing, que pode ser entendida como o processo de utilizar tecnologias para facilitar, escalar processos e padronizá-los, tornando as estratégias mais fáceis.

Ao passo que pode ser aplicada em grande escala, como, por exemplo, em milhares de clientes em potencial, consegue atingi-los de maneira personalizada, seja pela ótima captação de dados de mercado, e dos compradores existentes, como pelos avanços.

Sendo assim, por ser um termo relativamente novo para muitos gestores, que inclusive ainda estão dando os primeiros passos no mundo digital, é comum que alguns erros sejam cometidos nesse processo de incluir praticidade no cotidiano.

Pensando nisso, trouxemos esse artigo sobre três erros muito comuns de automação de marketing. Continue a leitura, saiba quais são e como evitá-los para ter sucesso nessa jornada.

Erros comuns na automação de marketing

Veja a seguir três principais erros que são comuns, principalmente para empresas que estão começando a dar os primeiros passos na automação de marketing.

Falta de planejamento

Um dos maiores problemas, que pode ser a causa do uso das ferramentas não ser correto e as estratégias não darem o resultado esperado, é a falta de planejamento. Até as menores ações de marketing precisam ser planejadas e com a automação não seria diferente.

Inclusive, sem planejamento não é possível ter objetivos claros e muito menos ter certeza das próximas ações a realizar, entre elas a escolha ideal dos canais e o uso da verba da melhor forma.

Infelizmente, muitos gestores acham que o marketing digital é caro e não dá resultados, justamente por não terem foco em criar um planejamento eficaz e que contemple as necessidades da empresa e dos seus clientes, por exemplo.

Falta de segmentação do público

Outro erro muito comum e que pode gerar grandes desperdícios de verba e falta de resultados é a falta de segmentação de público. Cada empresa possui seu público-alvo, sendo essencial definir o da sua, caso ainda não tenha feito esse estudo.

Muito mais que dados, como idade e localização, muito importantes também, a segmentação envolve o estudo das necessidades, desejos e até mesmo hobbies de pessoas que podem procurar a sua organização.

A falta de segmentação pode fazer com que conteúdos, como posts impulsionados e links patrocinados, impactem pessoas que não tem o perfil ideal para comprar no seu empreendimento.

Falta de estratégia

A falta de estratégia para captar leads é um erro que muitas vezes é deixado de lado e confundido com falta de planejamento, mas que merece atenção, já que a captação pode acontecer de diferentes maneiras.

Um grande erro na falta de planos quando se busca clientes é a compra de lista de e-mails. Imagine o quanto pode ser desagradável receber um de uma empresa que você nem conhece?

Além disso, agora com a Lei Geral de Proteção de Dados, esse ato é um crime e pode render uma punição a altura.

Como evitá-los?

Agora que você sabe quais são alguns dos erros mais recorrentes na automação de marketing, deve saber como evitá-los. A dica principal é contar com uma equipe de especialistas nessa área de atuação.

Com um time repleto de especialistas com longos anos de atuação, nossa agência acumula dezenas de cases de sucesso, desde que foi fundada.

Entre em contato para saber como tomar as melhores decisões dentro da sua empresa e não errar quando começar a sua automação. 

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