CARREGANDO

amanda   |

   outubro 26, 2021

Marketing de educação: como atrair mais alunos com essa estratégia?

O marketing de educação é um conjunto de estratégias para trazer resultados a escolas e universidades, se atentando às necessidades desse setor.

Cada setor do mercado possui suas necessidades, e o marketing de educação vem como um aliado para auxiliar instituições de ensino a atingir melhores resultados.

Isso porque ele é uma forma direcionada de fazer com que essas instituições possam atingir seu público-alvo da melhor forma, já que considera as características e diferenças desse nicho, que difere de e-commerces e clínicas, por exemplo.

Quando se fala em colégios e universidades, algumas de suas metas são obter aumento na taxa de matrícula, melhorar o relacionamento com alunos e pais, além de reter os estudantes já matriculados.

Sendo assim, alguns esforços são necessários. Veja nesse artigo o que é o marketing de educação e como ele pode auxiliar no fechamento de matrículas em instituições de ensino. Continue a leitura.

O que é marketing de educação?

Trata-se de um conjunto de estratégias para agregar valor e melhorar o lucro de empresas de diferentes setores, adequando a comunicação e oferta de produtos e serviços para o público-alvo.

Dentro desse universo, existem muitos tipos de empresas com públicos diferentes, e que devem ser atendidos com atenção. Com o passar do tempo, foi-se desenvolvendo nichos de atuação, como a educação.

O marketing de educação, por sua vez, é um compilado de estratégias coordenadas e planejadas para criar uma comunicação efetiva com alunos e potenciais alunos de forma a nutri-los, qualificá-los, convertê-los e fidelizá-los.

Com ele, pode-se utilizar os meios digitais e offline para atingir as metas, produzindo ações que se completam.

Como o marketing de educação ajuda na retenção de alunos?

Quando se fala em reter alunos, as ações devem ser focadas em convencê-los de que permanecer no mesmo estabelecimento de ensino é a melhor opção.

Entre as estratégias para esse fim, pode-se citar:

  • Pesquisas de satisfação, para entender o que os alunos e pais pensam sobre a instituição e o que poderia melhorar,
  • Separar recursos para aprimorar as instalações e resolver possíveis irregularidades,
  • Fortalecer a comunicação interna, enviando materiais e conteúdos para alunos e pais, fazendo comunicados quando necessário.

Quais são as principais ações desse tipo de marketing?

Com a persona criada, é possível prosseguir para as ações propriamente ditas, já que a equipe terá um direcionamento sobre o tom de voz, oferta de conteúdo, tipo de anúncio e oferta adequados.

Atualmente, uma das estratégias que está mais em alta é marcar presença digital. Dessa forma, investir em redes sociais, site, blog e até mesmo landing pages, que são as famosas páginas de conversão.

Inclusive, no digital, pode-se trabalhar no inbound marketing, que tem como foco atrair clientes por meio da oferta de conteúdos de qualidade, como e-books, textos de blog, vídeos, podcasts, infográficos e mais.

Existem ações mais diretas também, como o Google Ads e os anúncios patrocinados nas redes sociais, que atingem os clientes em potencial de acordo com segmentações específicas.

No entanto, também é preciso conquistar quem visita à instituição pessoalmente ou mora nos arredores, com banners, folhetos, cartazes e outros itens de papelaria.

Anúncios offline em rádios, canais de televisão e mídias Out of Home (OOH) como pontos de ônibus e metrô também são boas opções.

Outro esforço que vale a pena é a criação de eventos e palestras, mesmo a distância, para agregar valor à instituição e manter todos conectados com a organização.

Conheça a UM_digital

Acreditamos que unir tecnologia com inteligência e estratégia permite resultados acima da média e o completo entendimento de que nossos clientes precisam.

Aproveite para entrar em contato e conhecer mais nossos trabalhos em marketing de educação em diferentes instituições.

Compartilhar

Quer ser o próximo case de sucesso?

Solicite um orçamento agora mesmo.