Para que a sua loja online tenha sucesso, é preciso que ela siga uma série de fatores, entre eles a usabilidade, que deve ser uma das suas principais prioridades.
De fato, quando se fala sobre o desenvolvimento e manutenção de um ecommerce, existem muitos pilares a serem pensados, como o domínio, hospedagem, sistema de pagamento, sistema de segurança de dados, design do site, produtos e muito mais.
Algumas vezes, em meio a tantos fatores fundamentais para o funcionamento desse tipo de site, os gestores e até mesmo os criadores da loja podem deixar em segundo plano a usabilidade daquele portal.
Muitos donos de ecommerces acreditam que por terem um site seguro, cheio de produtos e vantagens, como descontos e promoções, já basta para que os clientes cresçam cada dia mais. No entanto, se o site não tem facilidade para ser usado, é bastante rejeitado.
Com tantos outros concorrentes, não é difícil que um cliente que estava prestes a fazer o checkout na sua loja decida escolher outra por causa da rapidez, facilidade e simplicidade do site. Ter uma página intuitiva permite que até quem nunca fez uma compra faça.
A usabilidade é fundamental para garantir uma experiência de usuário de qualidade, aumentar o tempo de navegação nas suas páginas e, claro, melhorar as vendas, diminuindo a taxa de abandono de carrinho e rejeição.
Entenda neste post de uma vez por todas do que se trata a usabilidade, a sua importância e como tornar o seu site mais atrativo para o seu público.
O que é usabilidade?
Apesar de parecer ser um termo novo, a usabilidade nada mais é que a facilidade que o usuário terá em navegar pela sua loja online e realizar ações, como filtrar produtos por preço, tamanho e modelo, saber as características do item e mais.
É muito importante entender que um site difícil de usar, com botões escondidos, com páginas que demoram a carregar e que não é intuitivo, pode fazer com que a experiência do usuário seja prejudicada, fazendo com que ele abandone o seu site.
Além disso, fatores como atendimento rápido, SAC disponível em diferentes canais e até mesmo a resolução rápida de problemas fazem parte da usabilidade, já que se o cliente estiver com dúvidas e não receber ajuda a tempo, pode ficar desapontado e sair.
Qual a importância da usabilidade em ecommerce?
Em um país com mais de 930 mil ecommerces, onde só em 2021 houveram mais de 400 milhões de pedidos e 13 milhões deles foram os primeiros de muitos usuários, que até então não se interessavam pelas compras online, a concorrência é muito grande.
Um detalhe simples como um site que não carrega tão rápido pode ser o fator decisivo para o usuário desistir de comprar com você.
Entre as principais causas de abandono de carrinhos em ecommerces estão os problemas de usabilidade, como a necessidade de fazer cadastros longos, páginas que demoram para carregar, finalização do pedido complexa, forma de pagamento não aceita e frete alto.
Como melhorar a usabilidade?
A usabilidade do seu site pode ser melhorada com alguns passos, que podem fazer toda a diferença no volume de vendas da sua marca.
Uma das principais ações que você pode fazer para melhorar ainda mais a experiência do usuário em seu site é se atentar a alguns fatores, como a responsividade, carregamento rápido, opções intuitivas, facilidade de navegação e checkout simples, sem burocracia.
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