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amanda   |

   agosto 3, 2022

CRM e marketing educacional: como alavancar a captação de alunos com estratégia

Velho conhecido do marketing, o CRM é composto por uma série de ferramentas e sistemas inteligentes para melhorar ainda mais a relação entre empresa e consumidor.

Assim como as formas de se relacionar, dialogar, encantar, captar, reter e fidelizar clientes evoluem rapidamente, tanto por causa da internet quanto das redes sociais e até mesmo o comportamento de consumo das pessoas, o marketing e suas ferramentas também.

Com o CRM, que é um conjunto de ações usado há décadas, não seria diferente. Essa sigla muito vista, tanto em pequenas quanto em grandes empresas com a ajuda da tecnologia e as inovações do setor, está passando por avanços surpreendentes.

Inclusive, é um grande aliado do marketing educacional, um tipo de estratégia criada exclusivamente para atender da melhor forma as necessidades e desejos de instituições de ensino que querem desde captar mais alunos até ter a sua marca mais visível ao mundo.

Perceba que mesmo sendo mais antigo que o marketing voltado para a educação, o CRM evoluiu e consegue atender essa nova era da divulgação de instituições de ensino e outros tipos de marketing, como o conversacional e o inbound, por exemplo.

Com a intenção de trazer mais informações sobre o CRM em si e a relação dessa inteligência com o marketing de educação, criamos esse conteúdo.

Continue a leitura e saiba tudo sobre esse universo e entenda porque inovar nas estratégias digitais não é um mero luxo e sim uma necessidade cada dia maior e inclusive necessária para que diferentes instituições de educação consigam ter vantagens competitivas.

O que é CRM?

Antes de falar sobre a junção do CRM com as instituições de ensino, primeiro é necessário entender do que se trata essa sigla que muitas pessoas sequer sabem o que significa, mas que provavelmente já foram impactadas por esse tipo de estratégia.

O CRM é uma sigla americana que se refere ao Customer Relationship Management, que traduzido pode ser entendido como a Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Esse termo é muito amplo e pode ser entendido como um grande compilado de estratégias, ações, automação e softwares que permitem que qualquer empresa possa ter uma melhor relação com os seus clientes, seja na comunicação ou captação e análise de dados.

O CRM pode ser entendido também como um conjunto de ações que gerencia todos os pontos de contato de um cliente, o que envolve o primeiro contato, atendimento e até a fidelização por meio de canais variados, como o SMS, e-mail e mais.

Um grande exemplo de ação de CRM são e-mails enviados automaticamente quando você finaliza uma compra em um e-commerce ou aqueles enviados poucos minutos após o abandono de um carrinho, geralmente com alguma promoção ou desconto no frete.

Qual o papel do CRM em instituições de ensino?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é CRM e a infinidade de possibilidades que esse tipo de estratégia pode trazer para você, iremos abordar a relação dele com o marketing educacional em si, que precisa bastante de um bom contato com o público.

Em primeiro lugar, o CRM pode ser usado com diferentes objetivos, como, por exemplo, a captação de alunos, a permanência deles na instituição e a realização da rematrícula.

Esse tipo de ação pode ser usada por exemplo nos vestibulares online, na captação de leads com interesse em agendar uma visita à faculdade, envio de e-mails em diferentes fases do funil de vendas e o gerenciamento de dados para fazer estudos de mercado.

Perceba que o CRM pode ser visto como um pilar fundamental para que qualquer segmento de instituição de ensino possa ter dados importantes em mãos, ao passo que se comunicar e manter contato da melhor forma com a base de clientes.

Principais benefícios

O CRM possui diversos diferenciais, mas alguns se sobressaem, como, por exemplo, a facilidade em usar diferentes canais para atender os objetivos desejados.

Depois não podemos esquecer da grande facilidade de captação e análise de dados, assim como a possibilidade de segmentar bases de clientes, fazer testes A/B, analisar disparos de e-mails assim que os realiza e muito mais.

Por fim, a mensuração de dados inteligente e que estuda dezenas de KPIs facilita as ações de marketing e vendas, tornando o CRM um parceiro também do setor de vendas, atendimento e pós-vendas da organização.

É interessante como gerenciar todos os pontos de contato com os clientes e o público-alvo pode trazer muitas vantagens para empresas de todos os setores, principalmente as instituições de ensino! 

Aproveite para entrar em contato conosco e saber como usar as ferramentas e possibilidades do CRM a favor das suas ações digitais. Será um prazer atender você e compreender as suas necessidades.

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