Um dos maiores diferenciais do marketing digital é a sua versatilidade para se adequar a diferentes cenários, onde você pode criar estratégias para universidades de forma específica.
De fato, as ferramentas não mudam em sua totalidade, sendo comum encontrar ações para SEO, Ads, redes sociais e demais canais digitais, como o e-mail e o WhatsApp, mas sim a forma de se posicionar, comunicar e manter uma relação de sucesso com o público.
Devido às facilidades de estudo de mercado, segmentação de público, criação da persona e até mesmo análises profundas dos clientes atuais, qualquer segmento pode se beneficiar do marketing e do seu poderoso direcionamento.
Diferente do que algumas pessoas podem achar, com as universidades o marketing digital pode trazer uma série de benefícios, principalmente para tornar possível mais de uma ação ao mesmo tempo.
A sua universidade, por exemplo, pode realizar uma campanha para captação de novos alunos, ao passo que outra para fidelizar os existentes, bem como outra para atrair visitantes ao seu campus.
Em canais diferentes, segmentações específicas e questões como textos, layouts e a comunicação visual em si, bem como os gatilhos mentais direcionados a cada objetivo, o marketing digital se mostra cada dia mais favorável para esse segmento.
Outro ponto que chama bastante atenção positivamente é a mensuração altamente precisa e em tempo real, onde é possível pausar campanhas, resolver crises e até mesmo melhorar um anúncio antes que ele use toda a verba destinada a ele.
E aí, pronto para conhecer três ações fundamentais para o marketing de universidades, que podem fazer toda a diferença em sua instituição? Continue por aqui e entenda como é possível conseguir mais alunos, bem como fidelizar os existentes.
O marketing digital para universidades
As universidades podem ser beneficiadas com diferentes ferramentas, que podem ser usadas para fins específicos.
Como no caso do SEO, um grande aliado do inbound marketing, as redes sociais são utilizadas para melhorar a comunicação e também realizar anúncios, com o serviço de Ads, que pode ser feito no Google e nas principais redes.
Veja a seguir as ações essenciais para qualquer universidade, independente do seu tamanho, da modalidade de ensino e os cursos disponíveis.
SEO
SEO é a sigla destinada para Search Engine Optimization, ou em português, otimização dos mecanismos de busca.
Trata-se de um conjunto de estratégias com o foco de tornar o site, o blog, landing page e demais canais digitais da sua marca mais fáceis de serem encontrados no Google, com algumas ações como a criação de conteúdos, uso de palavras-chave e otimizações.
O SEO também é usado para melhorar páginas já existentes, assim como naquelas criadas do zero, trazendo resultados até mesmo para sites recém desenvolvidos.
Redes sociais
As redes sociais são grandes parceiras das universidades, elas permitem realizar uma diversidade de ações, onde é possível criar conteúdos comerciais, promocionais, de relacionamento, atração, conversão, ativação e muito mais.
Além disso, cada rede social possui uma finalidade específica, sendo necessário aproveitar as oportunidades e levar em conta o comportamento do seu público.
Ads
Essa pequena palavra é destinada para campanhas publicitárias dentro de canais específicos, como o Google e as redes sociais, onde você pode destinar uma quantidade de verba para obter uma maior entrega dos seus conteúdos.
No Google, vimos os famosos links patrocinados, que aparecem quando pesquisamos palavras-chave definidas pelo anunciante, e nas redes sociais somos abordados com os posts que surgem em nossa timeline, stories, reels e nos vídeos.
Com o Ads, é possível impulsionar as campanhas de SEO e de redes sociais, bem como criar estratégias únicas com o foco em atrair mais alunos, por exemplo.
Sabia que esses são só alguns exemplos das ações disponíveis para otimizar a presença digital das instituições de ensino? Aproveite e entre em contato conosco, uma agência especializada no digital e em criar soluções personalizadas.