A estratégia omnichannel tem se popularizado como um método eficaz de melhorar os resultados de um e-commerce, através de práticas inovadoras como o live shopping.
Realizar compras pela internet já é um hábito que faz parte da rotina de muitas pessoas. Segundo dados da Oberlo, em 2021, havia 2,05 bilhões de compradores online, ou seja, cerca de um quarto da população mundial.
Assim, o perfil atual dos consumidores não é mais o mesmo de algum tempo atrás, especialmente por conta da inserção da tecnologia e da internet em nosso dia a dia.
Com cada vez mais acesso à informação, além de serviços mais rápidos do que nunca, o cliente procura agilidade e qualidade no atendimento que recebe de uma marca, sendo esse um ponto importante para o fechamento do negócio.
Para saber mais a respeito da estratégia omnichannel e como aproveitá-la no seu empreendimento, continue a leitura!
No que consiste uma estratégia omnichannel?
Para compreender o que é a estratégia omnichannel, podemos começar pelo próprio termo que designa o conceito.
A palavra “omni” vem do latim e significa “tudo”, enquanto “channel” é um empréstimo do inglês e significa “canal”.
Assim, o conceito de omnichannel está associado a uma integração dos canais em que um comércio atua, contribuindo para uma gestão de dados e um atendimento mais eficientes, sendo também uma estratégia de customer experience.
A aplicação se dá de diversas formas, entre elas com a utilização de diversos canais de atendimento ao consumidor, oferecendo uma série de possibilidades para que o mesmo entre em contato com a marca e consiga as informações que procura.
No entanto, não basta oferecer essas possibilidades se as plataformas não estiverem integradas, sendo essencial que todos os setores envolvidos na venda estejam alinhados ao longo do processo.
Essa integração contribui para um atendimento mais ágil e personalizado às necessidades do consumidor, aumentando as chances de que a compra seja realizada e de que, ao fim do processo, você esteja diante de um cliente satisfeito.
Qual sua relação com smart commerce?
A aplicação do smart commerce também pode ser beneficiada pelo uso de uma estratégia omnichannel por parte do empreendimento.
O conceito está atrelado a uma administração mais eficiente das informações a respeito do cliente que importam para o negócio, permitindo uma atuação mais direcionada e personalizada para o público-alvo definido pela marca.
Assim, a aplicação do smart commerce pode se beneficiar da ideia de integração de canais, criando uma rede de informações mais consistente, que permite analisar a eficácia das medidas tomadas no dia a dia do negócio.
Afinal, a integração omnichannel não precisa ocorrer apenas através dos canais de atendimento, mas no próprio sistema utilizado para conduzir as atividades da empresa.
Como ela pode alavancar o live shopping?
O live shopping ganhou força durante a pandemia da Covid-19, devido à necessidade de isolamento social, e parece ter chegado para ficar.
Trata-se da utilização de transmissões ao vivo para realizar a venda de produtos, atraindo o consumidor não apenas com a solução oferecida, mas também com a experiência envolvida no processo da compra.
Esse é um método que tem mostrado bons resultados e que tem sido aplicado amplamente, como no caso do live shopping da Samsung.
A estratégia omnichannel se mostra efetiva mais uma vez, especialmente em relação à integração das plataformas utilizadas na transmissão, de modo que o consumidor possa acompanhar o evento de qualquer dispositivo.
Além disso, é possível elaborar o processo de modo que o consumidor não tenha que transitar entre muitas páginas para ir da transmissão à compra em si, o que facilita o procedimento e aumenta as chances de fechamento do negócio.
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