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amanda   |

   março 9, 2022

Live Shopping: o que é a nova tendência do digital commerce

Que o e-commerce está em constante alta não é novidade. Inclusive, durante a pandemia, o crescimento desse tipo de venda subiu rapidamente e as redes sociais e live têm uma relação com isso.

Com mais tempo dentro de casa e o distanciamento social criado para impedir a contaminação pela Covid-19, as compras online cresceram por diversos motivos, seja a segurança, facilidade e, até mesmo, o conforto e confiabilidade nas compras digitais.

Atrelado a isso, as redes sociais também fizeram com que as vendas digitais nesse período crescerem sensivelmente, já que o tempo passado nesses canais para hobby também aumentou com as pessoas ficando mais tempo dentro de casa.

Então, elementos como posts patrocinados, conteúdos orgânicos, marketplace e, principalmente, o live shopping também fomentaram essa aceleração digital.

Por falar nisso, pode ser que o termo live shopping seja uma novidade para você.

Pensando nisso, trouxemos esse artigo para falar um pouco mais sobre o universo do live shopping, suas vantagens e como implementar essa estratégia dentro das suas ações digitais. Continue a leitura e surpreenda-se!

O que é live shopping?

Em tradução literal, live shopping nada mais é que vendas ao vivo. 

Remete a alguma coisa? As lives das redes sociais, é claro! 

O live shopping é o ato de vender itens da sua empresa, sejam infoprodutos ou itens físicos, nas transmissões realizadas nas redes sociais, em especial no Instagram.

Dessa forma, a câmera se transforma em uma verdadeira vitrine digital, de forma que você pode mostrar os produtos, trazer indicações de uso, dicas, assim como tirar dúvidas em tempo real sobre o que vende.

Além disso, esse modelo de vendas é bem semelhante ao de grandes players do varejo, como a Polishop, que vendia dessa forma em programas de TV, mostrando ao vivo o funcionamento de seu estoque e trazendo informações sobre pagamento, uso e muito mais.

Como você deve estar imaginando, o live shopping é repleto de benefícios, já que quando o assunto é comprar a distância, quanto mais informação é melhor.

Esse formato de vendas contribui bastante com segmentos bem particulares, como roupas, maquiagem e demais itens de uso próprio.

Quais suas vantagens?

Por si só, o live shopping é uma grande vantagem para as empresas, pois a sua realização é gratuita dentro das plataformas, assim como a notificação de que sua empresa está ao vivo é orgânica e chama bastante atenção, geralmente no topo das redes sociais.

Além disso, outras vantagens podem ser percebidas, como, por exemplo:

Engajamento: ao estar ao vivo, clientes e leads podem fazer perguntas sobre os produtos, pedir demonstração de uso, assim como tirar dúvidas variadas.

Alcance orgânico: as lives possuem grande aceitação do público e geralmente apresentam bons resultados orgânicos, por isso, não há necessidade de investir na plataforma em si, apenas na produção.

Aumento de vendas: esse é provavelmente um dos benefícios que mais agradam os gestores e donos de empresas, já que as lives apresentam um grande retorno, principalmente durante a programação.

Humanização: conhecer os rostos atrás das lojas online, assim como poder se comunicar com eles em tempo real, é muito importante para aumentar a aceitação do público e a conexão com a sua empresa.

Como adotar essa tendência?

Agora que você sabe o quanto o live shopping pode agregar na sua empresa, que tal ver algumas dicas de como colocar essa ação em prática? 

Tenha planejamento: tenha em mente qual será o cenário, quais produtos serão mostrados, quanto tempo irá durar a ação, assim como planeje seus custos em relaçãp aos equipamentos, como câmeras, aparelhos de som e pessoas envolvidas na live.

Redes sociais: as lives podem ser feitas em diferentes redes, estude sobre qual delas pode ter mais sucesso para seu público-alvo.

Testes: antes da live começar, faça testes com as câmeras e demais ferramentas, assim como com o posicionamento do apresentador, iluminação e demais fatores. Por ser ao vivo, é muito importante que não aconteçam surpresas desagradáveis.

Com essas informações, que tal testar o live shopping na sua empresa? Por falar nisso, leia também sobre o impacto que o e-commerce e suas tecnologias tiveram durante a pandemia!

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